Publicado por: Rafael Guedes | 15 março 2013

Como configurar um perfil de VPN na mão, com base em um arquivo de auto-configuração?

Estou escrevendo este artigo para auxiliar àquelas pessoas que possuem o arquivo de auto-configuração de VPN, mas que precisam configurar uma profile de VPN-IPSec em algum VPN Client que não possui a opção de importar um arquivo de auto-configuração.

Os arquivos de auto-configuração servem para facilitar a vida dos usuários finais que usam a VPN, e até mesmo para o mais experts em segurança, pois basta importar o arquivo no seu VPN Client de preferência, o que torna bastante prática e fácil a configuração.

Conheço dois formatos de arquivo de auto-configuração de VPN: o .pcf e o .vpn. O formato .pcf é exportado com base em um perfil de VPN-IPSec através do VPN client Cisco. Já o formato .vpn é exportado com base em um perfil de VPN-IPSec através do VPN Client Shrew.

Se você abrir o seu arquivo de auto-configuração .vpn ou .pcf, perceberá que nele estão contidas todas as informações necessárias para configuração o seu VPN client “na unha”. O grande problema é que o ‘Group Password’ está encriptado, e neste caso você não irá conseguir concluir a sua configuração, pois estará desprovido desta informação.

É justamente neste ponto que está a dica que gostaria de passar neste artigo. Existem formas de desencriptar estas senhas através de sites on-line, basta colar a string e processá-la no site, que ele retornará com a senha “legível” para que você consiga inserir no seu VPN Client, no meu caso usei para configurar a VPN no Ipad. =)

Seguem abaixo os sites capazes de realizar esta conversão:

Para .pcf – Cisco:

Para .vpn – Shrew:


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: